Procurar no site


Adolescentes ficam 50 dias à deriva no oceano Pacífico

27-11-2010 10:25

 “Três rapazes ficaram a deriva por 50 dias em um pequeno bote ao sul do oceano Pacífico. Durante o período comeram uma gaivota e beberam água da chuva e do mar, de acordo com seus salvadores.

“Foi um milagre nós termos avistado eles” disse Tai Fredricsen, primeiro imediato do navio pesqueiro que resgatou os rapazes da água.

“Eles estavam em excelente saúde levando em consideração o tempo que ficaram à deriva. De alguma forma eles capturaram um pássaro, eu não sei como, mas eles conseguiram. Eles o comeram, o que é recomendável em situações de sobrevivência.” Fredricsen falou à mídia na Nova Zelândia.

Os garotos, de Tokelau na Nova Zelândia, desapareceram no dia 6 de outubro.

Após uma extensa busca marítima e aquática que falhou em encontrar os jovens, as famílias estavam convencidas que eles haviam morrido no mar, e duas semanas atrás organizaram um memorial .

Etunei Nassau, de 14 anos, Samu Pelesa e Filo Filo, ambos de 15 anos, ficaram à deriva por 1,3 quilômetros através de uma vazia e pouco navegada área do oceano Pacífico.

Nesta terça-feira, um navio pesqueiro da Nova Zelândia, o San Nikanau, navegando perto do território francês de Wallis e Futuna avistou o bote salva-vidas dos garotos.

“Ontem nós vimos alguma coisa, um pequeno bote à nossa proa e nós achamos um pouco estranho”, disse Fredricsen.

“Nós tivemos a certeza de que eram pessoas e que elas não deveriam estar ali.”

Cerca de 800 metros de distância os rapazes começaram a acenar para o navio.

“Eu aproximei o navio deles o máximo que eu pude e perguntei se eles precisavam de ajuda e eles disseram ‘muito’, eles ficaram impressionados de nos ver”, disse Fredricsen.

“Eles estavam muito magros, mas fisicamente em boa forma, levando em consideração o que eles passaram.”

Os garotos tinham alguns cocos no bote mas nenhuma água. Eles disseram que haviam saído da ilha onde moram para ir a uma ilha vizinha e tinham coco suficiente para dois dias.

Ainda não se sabe por que os meninos não conseguiram chegar à ilha.

As Ilhas de Tokelau são formadas por três pequenas ilhas no oceano Pacífico.

Os garotos tiveram sorte de serem avistados pelo San Nikunau que nesta época do ano navega por outras áreas mas estava navegando ao redor da Nova Zelândia.”

 

Os três rapazes que foram resgatados

 

Fonte: www.reuters.com